Skip to content

Histórico

A APCEF/PB (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal na Paraíba) foi fundada em 1957, a partir da determinação e desprendimento de um grupo de empregados. Os primeiros passos foram trilhados em uma manhã de 13 de julho, na sala de sessões da então agência Gama e Melo, em João Pessoa.

Na ocasião, foi eleita uma diretoria provisória, presidida por Haroldo Lucena, funcionário da Caixa aposentado. Uma comissão recebeu a incumbência de elaborar as normas que iriam reger a entidade.
Nesse primeiro momento, o órgão ganhou a seguinte sigla: ASCEFEP (Associação dos Servidores da Caixa Econômica Federal). Uma semana depois, os sócios novamente reuniram-se, no mesmo local, para eleger os dirigentes que iriam comandar a Associação por um período de dois anos.
A diretoria eleita era composta pelos seguintes empregados: José Romero Rangel, presidente; Geraldo Pessoa de Souza, vice-presidente; Severino do Ramo Leal de Carvalho, primeiro secretário; Hugo Camboim Câmara, segundo secretário; Eugênio de Souza Lemos, tesoureiro; Abelardo de Albuquerque, segundo tesoureiro; e Massilon Galdino de Macedo, orador. Para o Conselho Fiscal, foram escolhidos Manoel Sabino Filho; Cláudio de Paiva Leite e Haroldo Lucena. Na suplência, estavam: Marcos Tenaro de Carvalho, Hordeval Cavalcanti de Farias e José Lima da Fonseca.

 

A sede própria começou a ganhar os primeiros contornos em 1970, quando a Caixa concedeu financiamento para a construção do prédio, vizinho à agência Gama e Melo. O projeto de edificação foi assinado por Haroldo Lucena. A Caixa se encarregou de fiscalizar a obra.
A Associação funcionou, por anos a fio, no Centro de João Pessoa. Depois, a Caixa doou outros dois terrenos para a entidade: um no bairro do Bessa e outro no Altiplano, onde a atual sede foi lapidada no final da década de 70.
A escolha do local foi motivo de controvérsias entre alguns empregados. A realização de uma consulta pôs fim à polêmica, e a obra foi então concluída e inaugurada, em 1978, durante evento festivo bastante prestigiado. Na época, a Associação era presidida por Fernando Holanda.

historico-1
historico-2
historico-3
historico-4

 

Localização

 João Pessoa (sede)  ver no mapa

Av. João Cirilo, s/n, Altiplano Cabo Branco, 58046-011.

 83 3226-3105 / 3226-6086

 Campina Grande

R. Tomaz Soares, 333, Bairro do Prado.

 Patos

R. Auto Casteliano, 108, Santo Antônio.

Newsletter