Skip to content
  • 01 Setembro 2017

Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC)

Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) é uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), de incentivo à cultura brasileira. A Fenae, com sede em Brasília, congrega as 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) nos estados e opera diretamente na promoção do bem-estar do pessoal da Caixa, atuando na defesa de seus direitos e incentivando práticas sociais, esportivas e culturais.

O movimento envolve, exclusivamente, os mais de 130 mil empregados e aposentados da Caixa em todo o Brasil. Sua mecânica prevê, por meio da adesão, a doação espontânea de valores que serão investidos em ações e projetos culturais em todo o país no ano seguinte, podendo este valor ser deduzido na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.

Desta forma, o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa atua como facilitador do direito que todo cidadão brasileiro, e neste caso, o pessoal da Caixa, tem de direcionar até 6% do Imposto Devido para projetos culturais, sem custo algum para o doador, conforme previsto na Lei 8.313 de 23 de dezembro de 1991, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura, a chamada Lei Rouanet.

Outro detalhe da mecânica do MCPC que amplia sua credibilidade e sua força de atuação se dá pela antecipação do valor total doado pelos participantes que decidirem aderir ao projeto, feita pela Fenae. Desta forma, os doadores não precisam tirar o dinheiro do bolso no momento da adesão, ficando o débito em conta programado para o momento da restituição do IRPF, ou para dezembro aos que possuem impostos a pagar.

A iniciativa foi lançada em 2006 com o projeto Eu Faço Cultura, que em sua história já impactou mais de 600 mil pessoas, com cerca de 200 eventos nas mais de 60 cidades brasileiras.

O projeto, que vem se transformando ao longo dos anos, lançou em 2015 seu novo formato: uma plataforma virtual que apoia produtores de cultura e distribui gratuitamente benefícios culturais, como ingressos e livros, para alunos de escolas públicas, microempreendedores individuais (MEI) e pessoas assistidas por ONGs e programas sociais do governo. Isso tudo ampliou o alcance do Eu Faço Cultura, democratizando o acesso à cultura e formando uma nova plateia por todo o Brasil.

 

Acesse www.eufacocultura.com.br e conheça.

Localização

 João Pessoa (sede)  ver no mapa

Av. João Cirilo, s/n, Altiplano Cabo Branco, 58046-011.

 83 3226-3105 / 3226-6086

 Campina Grande

R. Tomaz Soares, 333, Bairro do Prado.

 Patos

R. Auto Casteliano, 108, Santo Antônio.

Newsletter