Skip to content
  • 16 Outubro 2017

Fenae e Frente Parlamentar preparam manifestação em defesa da Caixa

O protesto será realizado no Salão Verde da Câmara, na terça-feira (17). Objetivo é conscientizar parlamentares e sociedade para os riscos de abertura de capital do banco

O Salão Verde da Câmara dos Deputados será palco de mais uma manifestação em defesa da Caixa Econômica Federal 100% pública. Na próxima terça-feira (17), às 15h, a Fenae e outras entidades representativas, empregados e parlamentares vão protestar contra os planos do governo Temer de tornar o banco uma Sociedade Anônima, primeiro passo para a abertura de capital e a entrega de setores importantes para o setor privado.

A mobilização foi proposta pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, criada em 13 de junho por iniciativa do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Na Câmara, os trabalhos são coordenados pelo deputado federal Zé Carlos (PT-MA). O protesto ocorrerá na véspera do Dia Nacional de Luta, quando a categoria realizará atividades em todo o país contra a privatização da Caixa e em defesa dos participantes da Funcef.

“Nosso objetivo é mostrar aos parlamentares e a todos que estiverem presentes no Congresso que a Caixa não pode deixar de ser 100% pública. Só assim ela continuará sendo o banco da habitação, do Minha Casa Minha Vida, do Fies, do Bolsa Família, das populações ribeirinhas da Amazônia, dos municípios, do saneamento, da infraestrutura urbana. Esse papel social não interessa às instituições privadas”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Sérgio Takemoto, vice-presidente da Fenae, lembra que envolver a sociedade na defesa da Caixa é fundamental. “Foi por isso que lançamos a campanha ‘Defenda a Caixa você também’, que tomará o Brasil nas próximas semanas. Na terça-feira, estaremos na Câmara com faixas, cartazes e outros materiais. Na quarta, na porta das agências conscientizando a população. E a partir daí intensificaremos a mobilização para barrar a abertura de capital”, diz.

Defenda a Caixa você também

A campanha “Defenda a Caixa você também” foi lançada no dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa - realizada em parceria com as centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical e Conlutas, além de Apcefs, Contraf, federações e sindicatos de bancários - visa mostrar a importância do banco para o Brasil e os brasileiros, destacando a atuação em áreas como habitação, saneamento básico, infraestrutura, educação, esporte, cultura, entre outras.

“Nos próximos dias teremos a campanha na rua, de forma a envolver os trabalhadores e a população nessa luta. Vamos intensificar também a realização de audiências públicas sobre o papel da Caixa e dos bancos públicos, bem como mobilizar também influenciadores, prefeitos, parlamentares e movimentos sociais. A ideia é criar uma verdadeira liga para defender a Caixa”, explica Jair Ferreira, presidente da Fenae.

Dentro de alguns dias estará no ar o site www.defendaacaixa.com.br. No endereço, além de informações sobre a atuação do banco, estarão disponíveis para download as artes da campanha, a fim de que todos possam aderir à luta.

Localização

 João Pessoa (sede)  ver no mapa

Av. João Cirilo, s/n, Altiplano Cabo Branco, 58046-011.

 83 3226-3105 / 3226-6086

 Campina Grande

R. Tomaz Soares, 333, Bairro do Prado.

 Patos

R. Auto Casteliano, 108, Santo Antônio.

Newsletter